Juice Shop

Um guia detalhado de como resolver os desafios do OWASP Juice Shop.

De acordo com seu repositório do GitHub,

O OWASP Juice Shop é (provavelmente) a aplicação web vulnerável mais moderna e sofisticada.

Esse é um projeto da OWASP que visa ser uma aplicação propositalmente vulnerável para servir como material de estudo e prática da exploração das principais vulnerabilidades web. Sua configuração está documentada no GitHub e existem várias formas de instalação, cabendo a você escolher a forma mais prática no seu ambiente. No meu caso, estarei utilizando o container Docker através do Podman. Para isso, bastou executar o seguinte comando:

Terminal
$ podman run --rm -p "127.0.0.1:3000:3000" docker.io/bkimminich/juice-shop

O comando acima executa a aplicação, buscando o container do repositório do Docker. A opção --rm informa que essa instância do container deve ser removida assim que sua execução for terminada, e a opção -p "127.0.0.1:3000:3000" faz com que a porta 3000, a qual a aplicação escuta dentro do container, deve ser disponibilizada para a máquina que está executando esse container.

Primeiros passos

Após abrir a aplicação no navegador pela primeira vez, somos recebidos com uma mensagem de boas-vindas.

Ele apresenta um texto informativo sobre a aplicação, e oferece duas opções para fechar a janela. Ao clicar em "Help Getting Started", são apresentadas duas mensagens no canto superior esquerdo da página, uma informando que existe um placar e outra informando que ele pode ser acessado inspecionando a página com as ferramentas de desenvolvedor.

Seguindo as instruções, podemos abrir as ferramentas de desenvolvedor e navegar até a aba "Debugger" (no Firefox). Com isso, podemos acessar o código-fonte do arquivo main.js e buscar pelo placar com o atalho Ctrl + F.

Com isso, basta acessar o endpoint /score-board no navegador e seu primeiro desafio será resolvido.

Por fim, você pode mudar a linguagem para Português (Brasileiro), se preferir.

Atualizado